O carnaval do Carmelitas

O carnaval de rua carioca volta a ganhar espaço ano após ano. Como não poderia ser diferente, o bairro de Santa Teresa deixa sua colaboração para a festa: o bloco Carmelitas.

Os fundadores são todos moradores de Santa, e a historia da criação do bloco chama a atenção. De acordo com Alvanisio Damasceno, a idéia de montar o bloco surgiu no Bar do Sergio, após as “peladas” rotineiras do grupo em 1991. Como forma de homenagear o bairro, resolveram batizar o bloco como Carmelitas, já que o convento da ordem religiosa, se localiza perto do bar e foi um dos marcos na criação de Santa.

Reza a lenda que o primeiro desfile do Carmelitas, contou com a participação de uma freira, que pulou o muro do convento para se juntar aos foliões da “festa pagã”. Lenda ou não, sabe-se que hoje, o Carmelitas, arrasta multidões pelas ruas do bairro, durante o carnaval. No ano de 2006, o público foi cerca de 20 mil pessoas. Por isso os dirigentes resolveram desde esse ano não divulgar o dia e o horário de saída. Com isso reduziram bastante o número de participantes, esse ano foram apenas mil. “A intenção é que os moradores voltem a participar mais do bloco. Essa era a idéia inicial” diz Damasceno.

A verdade é que hoje o bloco já é um dos nomes, que melhor representa o carnaval. O desfile é sempre descontraído, o que motiva o público a participar todos os anos. Como não podia ser diferente, para o carnaval de 2008, os preparativos já começaram.

Dia 8 de dezembro, o grupo apresentará a camisa do próximo carnaval. O samba também já começará a ser decidido. A escolha é feito por meio de concurso. Porém esse ano pode ser que até o samba se torne um pouco mais bairrista. De acordo com Alvanisio, entre os organizadores, cogita-se a possibilidade de permitirem apenas a inscrição de sambas dos moradores de Santa Teresa. Os ensaios do bloco irão começar em janeiro e ainda não tem local certo. Os ensaios serão abertos.

Com o patrocínio da AMBEV, o Carmelitas, em fevereiro estará na rua. E com certeza os foliões que gostam de carnaval de rua, com divulgação ou não estarão atrás do bloco. Afinal, atrás do Carmelitas só não vai quem já morreu.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: